Notícia em Destaque

Sabado, 20 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Notícias Tecnologia & Inovação

É perigoso atender ligações de números desconhecidos?

Confira os cuidados necessários e pontos de atenção ao receber uma chamada assim

É perigoso atender ligações de números desconhecidos?
Foto reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atender ligações de números desconhecidos em seu smartphone é perigoso de alguma forma? Muitos são os conteúdos na internet que tratam a esse respeito. Por isso, vamos tratar desse assunto aqui no Olhar Digital, sempre mantendo o bom senso para entendermos o que pode ou não ser perigoso.

Todos os dias rebemos ligações diversas, que podem ser de pessoas conhecidas, telemarketing ou não, dependendo da sua área de atuação isso pode ser mais ou menos comum. Por exemplo, se você é um profissional liberal, pode não ser possível não atender a nenhuma ligação desconhecida, afinal, pode ser um novo cliente, não é mesmo? Mas então, quais os cuidados que devemos ter e, como os golpistas agem? Pelo menos nos crimes mais comuns? É o que tentaremos esclarecer agora…


Em primeiro lugar, vamos dizer que sim, é importante manter a cautela ao lidar com chamadas desconhecidas, que além de suspeitas dos famosos “spams” podem ser tentativas de golpe. Embora seja possível que golpistas usem técnicas para obter informações pessoais e financeiras, como copiar listas de contatos ou detalhes de cartões de crédito, na maioria dos casos, é possível se proteger.

Golpe da Compra Não Reconhecida

Existe basicamente uma estratégia comum dos golpistas agirem. Normalmente, com alguns dos nossos dados já em mãos, ligam dizendo que são do banco em que temos conta, ou da operadora de cartão de crédito.

Publicidade

Leia Também:

Muitas vezes, vão alegar dizendo que houve uma compra efetuada em uma loja, com valor relativamente alto e que precisam da nossa “confirmação” ou não. Se dizemos que não reconhecemos a compra, eles logo vão pedir para confirmarmos os dados.

Em seguida, vão partir para tentar conseguir um “dado chave”, como a confirmação de um código, por exemplo. Normalmente esse código requerido é que vão dar acesso a eles ao nosso Whatsapp, normalmente, ou ainda, transferir o app de nosso banco para o aparelho celular do golpista.

Por isso, a primeira dica é nunca fornecer nenhum código numérico de confirmação para terceiros, seja via Whatsapp, seja por SMS.

Nos EUA, um golpe que foi aplicado induzia a pessoa a dizer a palavra “sim” ao telefone, mas por necessitar de uma tecnologia mais avançada, já que se baseia em conseguir uma resposta “sim” da pessoa que atende à ligação, não foi difundida no Brasil.

Golpe da Vacina

Essa resposta “sim”, conseguida normalmente por robôs, seria gravada e depois reutilizada pelos criminosos em programas e cadastros de cartões de crédito de um determinado banco americano. Porém, esse golpe não foi confirmado pelas autoridades daquele país, apesar da mídia local ter recomendado evitar se responder “sim” a pesquisas ou a telefonemas feitos por robôs.

 

No Brasil, foi aplicado o chamado “Golpe da Vacina”. A pessoa recebia uma ligação e lhe era perguntado: “Estamos fazendo uma pesquisa, você foi vacinado contra a Covid-19?”. Porém, em seguida, como explicamos acima, em seguida a pessoa era orientada a fornecer um código recebido em seu celular, e com esse código os bandidos conseguiam acesso total ao celular da vítima, portanto, reforçamos: nunca forneça códigos recebidos em seu celular para terceiros!

Bancos Digitais geralmente não ligam para clientes

Os bancos digitais não costumam entrar em contato com seus clientes via telefone, toda a comunicação é feita via aplicativo ou e-mail, fique atento a isso. Outra forma de se precaver, é sempre conferir o número das supostas centrais de atendimento com os números nos canais oficiais de sua instituição financeira ou cartão de crédito, para notar alguma discrepância, e nunca envie dados se não tem certeza sobre a veracidade da ligação.

Se receber chamadas de números desconhecidos, especialmente se não deixarem mensagens ou apenas tocarem uma vez, é recomendável não retornar a ligação. Caso haja preocupações com a segurança das informações armazenadas no telefone, é prudente manter as configurações de privacidade e segurança atualizadas e evitar compartilhar informações sensíveis por meio de chamadas ou mensagens não solicitadas.

É sempre aconselhável manter-se informado sobre possíveis golpes e tomar medidas para proteger os dados pessoais e financeiros. Em caso de dúvida, é recomendável entrar em contato com a operadora de telefonia ou buscar orientação de especialistas em segurança cibernética.

De qualquer modo, evitar atender ligações que não conhecemos pode nos livrar de golpes. E é recomendável, também, nunca retornar a ligações de números internacionais desconhecidos.

 

Existem ainda aquelas ligações que recebemos e que ficam mudas em seguida, muitas delas insistentes durante alguns dias seguidos. Sem dúvida, fazem parte de ligações em massa, em que empresas de spams telefônicos utilizam para confirmar números ativos em seus bancos de dados.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Marcelo Valladão, editado por Bruno Ignacio de Lima | Olhar Digit
Comentários:
Notícias em Destaque

Publicado por:

Notícias em Destaque

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!